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Regulamento da 16ª Copa 98FM de Trekking - 2015

REGULAMENTO


16ª COPA 98 FM OESTE PAULISTA DE TREKKING
ENDURO A PÉ
Presidente Prudente - SP
1998 - 2015

Federação Paulista de Enduro a Pé e Trekking
          Foi registrada no 1º Cartório de Registro de Títulos e Documentos da Pessoa Jurídica de São Paulo a Federação Paulista de Enduro a Pé e Trekking, oficialmente no dia 22 de abril de 2004.
          A Federação segue os padrões da lei Pelé aprovada pelo congresso nacional e terá força para fiscalizar todas as competições estaduais.
          As três entidades jurídicas que fundaram a Federação organizam respectivamente o Campeonato Paulista de Trekking, o Circuito Cidades do Interior e a Copa Oeste Paulista, com o apoio da Copa Alto Tietê de Trekking.

  1. TREKKING - ENDURO A PÉ DE REGULARIDADE

    1.1 - A 16ª COPA DE TREKKING 2015será realizada em 5 etapas com direito a 1 (um) descarte, com provas na região de PRESIDENTE PRUDENTE em datas e locais que serão divulgados com 15 dias de antecedência de cada prova;
    1.2 - TREKKING é uma competição a pé no campo, onde equipes, (na largada), receberão uma planilha onde consta um roteiro dividido em trechos. Os diversos trechos do roteiro terão médias de velocidades a serem cumpridas, que serão avaliadas pela organização de prova através de cronometragem em vários PCs (Postos de Cronometragem), colocados em locais incertos;
    1.3 - A penalização é por tempo, em segundos, acima ou abaixo do Tempo Ideal de Passagem de cada equipe, medido nos postos de cronometragem; atrasado=1 ponto por segundo; adiantado=2 pontos por segundo;
    1.4 - Vencedor da competição será quem tiver o menor número de penalizações ou pontos perdidos durante todo o percurso, caracterizando assim uma competição de regularidade e em nenhum momento uma competição de velocidade. Nesta competição, a equipe larga com zero ponto;
    1.5 - Os objetivos principais do Trekking são: o desenvolvimento do espírito de equipe, companheirismo e preservação da natureza em uma aventura cheia de dificuldades naturais, com a ideia de que com contato direto com a natureza saberemos preservá-la.

1.6 – Organização: Oeste Aventura – Automóvel Clube de Presidente Prudente;
1.7 – Supervisão: Federação Paulista de Enduro a Pé e Trekking.

2 - COMPETIDORES

2.1 - Poderão participar da competição indivíduos de ambos os sexos, maiores de 14 (quatorze) anos;
2.2 - Cada equipe deverá ter no mínimo 2 (dois) e no Máximo 6 (seis) competidores, que deverão completar a totalidade do percurso, pelo menos, com o mínimo de competidores;
2.3 - O nome da Equipe está ligado ao líder, se alguma equipe se dissolver o líder poderá usar o nome da equipe com os pontos conseguidos, para formar ou agrupar com outra equipe; Obs. No caso de equipes se agruparem o líder da equipe poderá escolher com qual pontuação deverá continuar desde que use o nome da equipe que escolher a pontuação;
2.4 - No caso do Líder de uma equipe desistir ou trocar de equipe, deverá ser nomeado um novo Líder para esta equipe.

3 - CATEGORIAS

3.1 - GRADUADOS:
3.1.1 - Para pessoas de ambos os sexos maiores de 14 anos, que formam equipes que já participaram desta categoria e para a as três melhores equipes classificadas na Categoria Trekkers;
3.1.2 - A Organização poderá convidar equipes que julgar que possuem qualificação para participar dessa categoria e que não foi a primeira classificada por não terem participado de todas as provas do Campeonato;

3.2 - TREKKERS:
3.2.1 - Para pessoas de ambos os sexos maiores de 14 anos;
3.2.2 - As três melhores equipes classificadas durante a Copa estarão automaticamente inscritas na Categoria Graduados;
3.2.3 - Na Categoria Trekkers não poderá ser inscrita nenhuma equipe com mais de um elemento que já tenha participado de alguma prova da Categoria Graduados;
3.3 - ESPECIAL (categoria não obrigatória):
3.3.1 - Categoria para que Escolas, Empresas e Entidades possam ter uma categoria exclusiva, competindo somente entre si;
3.3.2 – Serão criadas categorias exclusivas para o grupo formado, como por idade, ano escolar, departamentos da empresa, jovens evangélicos, etc...
4 - INSCRIÇÕES

4.1 - A equipe deverá recolher a taxa de inscrição apenas nos Postos Autorizados, não se responsabilizando a Comissão Organizadora, nem os Promotores e Patrocinadores do evento, por inscrições efetuadas fora deste local;
4.2 - O competidor somente será considerado inscrito mediante o pagamento da taxa de inscrição de R$.40,00 (Quarenta Reais), por pessoa em cada prova e estiver com a ficha de inscrição totalmente preenchida. No caso de desistência da equipe não serão devolvidos os valores de inscrição;
4.3 - Informações erradas ou omissões implicarão na desclassificação dos concorrentes;
4.4 - O competidor ao assinar a Ficha de Inscrição concorda com o presente Regulamento e seus adendos que por motivo de força maior vierem a ser editados, desde que, tenha anuência de toda a Comissão Organizadora;
4.5 - A Comissão Organizadora da prova reserva-se o direito de recusar qualquer inscrição comunicando a decisão aos concorrentes até 24 horas após o recebimento da respectiva Inscrição;
4.6 - Na primeira etapa serão abertas inscrições para 70 equipes ou 400 pessoas, independente de categoria;
4.7 - Não será aceita inscrição de equipe com menos de dois elementos.

5 - EQUIPAMENTOS DAS EQUIPES

5.1 - Será obrigatório, utilizar a camiseta e ou boné com os Patrocinadores oficiais da Prova; (Quando fornecidos pela Organização da Prova)
5.2 - As equipes devem possuir no mínimo uma mochila para levar os seguintes equipamentos: cantil,  cronômetro, (pode ser relógio de pulso digital), bússola com marcação de graus, canetas e calculadora;
5.3 - O Vestuário poderá ser: Tênis confortável se possível com trava ou bota, calça de moletom ou bermuda, se houver previsão de chuva levar capa de chuva e sacos plásticos para revestir a planilha.

6. LARGADA

6.1 - A classificação da ordem de largada para a primeira prova será definida por sorteio e nas provas seguintes será pela ordem de classificação na última prova;
6.2 - As equipes deverão apresentar-se no local de largadas no mínimo 20 (vinte) minutos antes do seu tempo ideal de largada, sob pena de terem impedida a sua largada;
6.3 - As equipes da categoria Graduados  largarão com intervalos de 4 (quatro) minutos e as outras categorias com intervalo de 2 (dois) minutos, de acordo com a classificação da ordem de largada. Esse intervalo poderá ser modificado pela organização de prova conforme o tipo de trilha;
6.4 - Serão distribuídas duas planilhas por equipe com identificação de Deslocamento, Velocidade Média, Símbolos, Referência e Observações;
Obs. Não serão aceitas reclamações por falta de páginas após a largada.
6.5 - Em algumas provas para controle da organização o líder da equipe receberá na largada o CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO DA EQUIPE, que deverá ser apresentado em todos os PCs;
6.6 - A equipe que LARGAR FORA DO SEU MINUTO IDEAL perderá 100 pontos;

7 - COMPETIÇÃO.

7.1 - As Provas se desenvolverão por estradas, ruas, trilhas, subidas e descidas de dificuldades médias com obstáculos naturais mencionadas na Planilha;
7.2 - Todos os pontos de referências que tiverem medidas de distâncias, elas serão exatas. Poderá a critério da Organização omitir alguma referência encontrada, desde que, se houver alguma referência igual ou parecida pelo menos uma delas, obrigatoriamente tenha indicação de distância;                    7.3 - O roteiro será indicado na planilha. Nos casos omissos, deverá ser utilizado o caminho que se apresentar como mais importante, ou em linha reta;
7.4 - A seqüência das referências na planilha deve respeitar a ordem pela qual elas ocorrem;
7.5 - Todas as distâncias serão fornecidas em metros, sendo que o inicio de cada trecho sempre coincide com o final do trecho anterior. Será fornecida a distância entre as referências e a distância acumulada no trecho. Nem toda referencia terá indicação de distância;
Obs.: Em caso de divergência entre distância parcial e acumulada, deve ser considerado como correta sempre a distância acumulada;
7.6 - As médias de velocidade nos trechos de aferição serão fornecidas em números inteiros (Ex. 63 m/min), sessenta e três metros por minuto;
7.7 - Para cálculo da penalização nos postos de cronometragem, será adotada a seguinte sistemática: Para cada segundo adiantado em relação ao seu tempo ideal de passagem perde-se 2 (dois) pontos, e para cada segundo atrasado em relação ao seu tempo ideal de passagem perde-se 1 (um) ponto;
7.8 - Na palestra gratuita a ser efetuada de acordo com o programa geral, serão esclarecidas todas as dúvidas sobre o sistema de participação, o que é bastante fácil, tornando possível à participação de qualquer pessoa;
7.9 - A transferência ou suspensão da prova, bem como a modificação ou neutralização de trechos, poderá ser determinada pelo Diretor da Prova com acordo dos Comissários Desportivos, se razão de força maior a isso o obrigar;
7.10 - Os Comandos da planilha serão desenhos ou indicação de graus para indicar a direção a seguir e quando necessário será fornecido alguma descrição para orientar o comando;
7.11 - Planilha de Ramificação: Só terá percurso de ida, podendo ter ou não Posto de Controle no final. No mínimo um integrante da equipe deverá percorrer o trecho descrito na planilha de ramificação. Será estabelecido um tempo para o percurso, que poderá ser feito em menos tempo. A não passagem pelo PC de Ramificação implica na perda de 2.000 (Dois Mil Pontos) pontos.
7.12 - Os participantes competem por conta e riscos próprios, não responsabilizando a entidade, nem os patrocinadores e Organizadores por qualquer acidente que possa lhe acontecer, ou provocar.
7.13 - Provas especiais poderão ocorrer durante um prova, onde a equipe ou algum elemento da equipe tenha que realizar alguma atividade fora do trecho principal, valendo pontos para a classificação. Adendos de regulamento serão emitidos para essa prova especial à medida que elas ocorrerem;

8 - POSTO DE CRONOMETRAGEM

8.1 - Os Postos de Cronometragem (PC), só estarão localizados nos trechos de média imposta (Trecho de aferição). Poderá haver mais de um "PC" em um trecho de aferição e nem todos trechos terão "PC". Os "PCs" não terão uma numeração seqüencial lógica, podendo ser identificados por qualquer número ou letra;
8.2 - Os postos de Cronometragem "PC" deverão ter seu trabalho iniciado com um mínimo de 10 (dez) minutos antes da passagem teórica do primeiro concorrente, encerrando-se 20 (vinte) minutos após a passagem teórica do último concorrente;
8.3 - A critério da Comissão Organizadora, poderá ser anulado qualquer Posto de Cronometragem desde que apresente problema técnico e autorizado pelos Comissários Desportivos;
8.4 - Nos Postos de Cronometragem será anotado o tempo de passagem no PRIMEIRO elemento da equipe. Caso ocorra que mais de uma equipe chegue num posto de cronometragem deverá ser respeitada a ordem de chegada das equipes para passagem no posto;
8.5 - Os elementos de uma mesma equipe não poderão passar no posto de cronometragem com mais de 10 segundos de diferença entre eles; A equipe será penalizada em 100 pontos para cada membro da equipe atrasado;
8.6 - Nenhum elemento poderá parar ou retardar de forma ilícita a sua chegada no "PC", com o objetivo de acertar o seu tempo de passagem (todos os elementos deverão caminhar no sentido do "PC" sem desviar, fazer zigue-zague ou círculos);
8.7 - A equipe será penalizada em 1.200 (Hum mi e duzentos) pontos, em todos os pontos de cronometragem em que tiver um atraso superior a 20 (vinte) minutos em relação ao seu tempo ideal, e em 1.200 (Hum mil e duzentos) pontos se tiver adiantado 10 (dez) minutos em relação ao seu tempo ideal de passagem;
8.8 - O membro da equipe que deixar de passar em um posto de cronometragem, não poderá reintegrar a equipe novamente, estando automaticamente eliminado da competição;
8.9 - Para obter classificação, a equipe deverá passar pelo "PC" de chegada com no máximo 60 (sessenta) minutos de atraso, e no mínimo com dois elementos da equipe;
8.10 - O "PC" do lixo, quando houver, recolherá todos os resíduos acumulados pelas equipes durante o trajeto. A não passagem pelo "PC" do Lixo acarretará na Desclassificação da equipe e a falta de folhas da planilha determinará a penalização de 1000 (mil) pontos;
8.11 - A anotação do tempo efetuada pelo fiscal é incontestável, cabendo as equipes verificá-la no ato da passagem. Reclamações posteriores não serão consideradas;
8.12 - Se uma equipe tiver dois ou mais tempos de passagem em uma única ficha de cronometragem será considerado o primeiro tempo de passagem;
8.13 - O tempo de passagem da equipe nos PCs não podem ser superior (maior), ao tempo de passagem no PC de Chegada. Qualquer tempo superior ao tempo de passagem no PC de chegada será desconsiderado e a equipe será considerada como não tendo passado pelo PC.
8.14 - PC VIRTUAL -  Quando um PC se identificar como um PC VIRTUAL, a equipe deverá informar a distância do início do trecho em que está percorrendo, até o ponto ou marca que o PC indicar. A distância a ser informada deve ser em metros.

9 - PENALIDADES

9.1 - DESCLASSIFICADA da Etapa será a equipe que:
a) Tiver algum membro da equipe levando fósforo, isqueiro ou qualquer outro produto inflamável;
b) Empregar atitudes desleais na trilha ou a outros concorrentes;
c) Levar na equipe algum acompanhante que não seja membro inscrito;
d) Usar qualquer tipo de medidor de distância;
e) Tiver equipe de apoio andando entre os concorrentes em trechos de aferição, bastando para tal o registro feito por um Posto de Cronometragem. A comissão Organizadora terá fiscal volante para verificação deste item;
f) Ingerir bebidas alcoólicas, qualquer tipo de droga ou estimulante antes ou durante a prova;
g) Não passar pelo posto de cronometragem da chegada, ou último posto de cronometragem com pelo menos dois elementos da equipe:
h) Desrespeitar algum membro da comissão organizadora;
i) Causar danos a propriedades particulares;
j) Causar danos a Natureza;
k) Não passar pelo "PC" do lixo;
l) Mexer em, alterar ou retirar: a) equipamento ou anotações do PC; b) qualquer marcação do percurso.
Obs. A desclassificação de um dos membros da equipe nesses itens será extensivo à equipe;

9.2 - PENALIZAÇÕES:


a) For flagrada jogando lixo ou detritos nas ruas, trilha durante a prova

1200 pontos

b) Parar ou andar em sentido diferente do roteiro antes dos "PC"s

1200 pontos

c) Não fechar as porteiras ou portões especificados na planilha

1200 pontos

d) Não respeitar a fila no Posto de Cronometragem

200 pontos

e) Tumultuar o serviço do "PC"

1200 pontos

f) Não passar em Posto de Cronometragem ou ramificação (em cada posto)

2.000 pontos

g) Passar no "PC" com menos de dois elementos da equipe

100 pontos p/ integrante

h) Cantar o tempo para o PC

200 pontos

i) Perguntar o Nº do PC antes da marcação do tempo

100 pontos

j) Não obedecer ao regulamento ou a instruções de segurança, ou qualquer outra, expressa na planilha ou fornecida por integrante da organização

1200 pontos

k) Gritar/ofender o PC

1.000 pontos

l) Deslealdade buscando beneficio próprio ou prejuízo do concorrente c/ menor gravidade

50 a 500 pontos

OBS.: DE ACORDO COM A GRAVIDADE DA DESCLASSIFICAÇÃO E OU PENALIZAÇÃO, A EQUIPE PODERÁ SER DESCLASSIFICADA DA COPA, BASTANDO PARA ISSO QUE A COMISSÃO ORGANIZADORA ASSIM A DESCIDA DEPOIS DE REUNIDA.
No item “L” a quantidade de pontos será definida pela organização de acordo com a gravidade da ação.
Casos omissos  a esta tabela de penalização, a organização poderá definir a perda de até 1000 pontos por penalidade.

10 - EMPATES

10.1 – Nas etapas, no caso de haver empate, a vantagem será concedida a favor da equipe que tiver a maior quantidade de "0” (zero) ponto perdido, em tempo, nos PC’s respectivos. Persistindo o empate, a vantagem será a favor da equipe que tiver o maior número de "1” (um) ponto perdido de atraso, “2” (dois) pontos perdidos de atraso e, assim, sucessivamente, até chegar-se à melhor colocada. Na eventual possibilidade de se manter o empate, a vantagem será da equipe que largou primeiro. 
10.2 - Na Copa, os empates serão decididos considerando-se o vencedor de posição empatada, a equipe que tiver vencido mais etapas válidas para classificação. Se persistir o empate será considerado o segundo lugar e assim sucessivamente até se conseguir o vencedor da posição empatada na copa. Se ainda persistir o empate, será vencedor da posição empatada, a equipe que tiver perdido menos pontos do total de pontos perdidos em todas as provas consideradas válidas para classificação; Obs.: Os pontos da etapa que for descartada não será considerado para a somatória dos pontos.

11 - CLASSIFICAÇÃO

11.1 - A equipe que largar e passar pelo posto de chegada com pelo menos dois elementos, será considerada classificada e receberá dois pontos para classificação na Copa;
11.2 - A pontuação para classificação da Copa em cada prova será a seguinte:


1º = 20 pontos

6º = 13 pontos

11º = 8 pontos

2º = 18 pontos

7º = 12 pontos

12º = 7 pontos

3º = 16 pontos

8º = 11 pontos

13º = 6 pontos

4º = 15 pontos

9º = 10 pontos

14º = 5 pontos

5º = 14 pontos

10º = 9 pontos

15º = 4 pontos

11.3 - Será vencedora da Copa a equipe que obtiver o maior número de pontos;
11.4 - Para efeito de classificação geral, Campeão da Copa, serão consideradas apenas 7 provas, sendo que, as equipes poderão descartar uma prova tendo ou não participado dela.

12 - PREMIAÇÃO

12.1 - Serão distribuídos troféus em todas as etapas as cinco melhores equipes classificadas, sendo um troféu por equipe;
12.2 – Serão distribuídos troféus as três melhores equipes de cada Categoria da Copa;

13 - RECLAMAÇÕES

13.1 - Todo concorrente que se julgar prejudicado poderá apresentar reclamação individual junto à secretaria da prova que enquanto não julgado, os prêmios não serão entregues, nem tão pouco oficializado o resultado;
13.2 - Todo recurso deve ser feito por escrito, e acompanhado de um depósito no valor de 6 (seis) vezes o valor da inscrição. No caso de procedência da reclamação, o valor será devolvido ao concorrente reclamante;
13.3 - Todos os recursos deverão ser apresentados nos seguintes prazos, fora dos quais serão desconsiderados:
a) Sobre percurso, metragens, erros de planilha, até 10 (dez) minutos após a chegada da equipe reclamante;
b) Sobre horário de passagem, até 10 (dez) minutos após a entrega da ficha individual de cronometragem na divulgação do resultado;

Obs: A ficha técnica com os tempos ideais de passagem nos "PCs", somente será fornecida dez minutos após a chegada da última equipe da categoria.

14 - GERAL

14.1 - As equipes estão obrigadas a se apresentarem na chegada identificando todos os seus elementos, mesmo que tenham desistido de participar no meio da prova. Esta medida visa principalmente a segurança das equipes, para que possa ser providenciado pela organização da prova, o resgate da equipe que por qualquer motivo não tenha chegado dentro do prazo previsto. Penalização: Desclassificação;
14.2 - Todos os concorrentes ao assinarem a ficha de inscrição concordam em utilizar o material promocional dos patrocinadores, (A camiseta oficial e ou boné quando fornecido pela organização) a partir da apresentação para a largada, sob pena de terem impedida sua largada, sem direito a restituição dos valores já pagos, ou deixarem de utilizar o material durante a prova serão desclassificadas;
14.3 - Todos os concorrentes ao assinarem a ficha de inscrição, automaticamente concordam com o presente regulamento, seus adendos, caso haja, e EXIMEM A COMISSÃO ORGANIZADORA, OS PROMOTORES, PATROCINADORES E APOIOS DE QUALQUER ACIDENTE QUE VENHAM SOFRER OU CAUSAR Á TERCEIROS DURANTE A REALIZAÇÃO DO EVENTO;
14.4 - A transferência ou suspensão da prova, assim como a modificação de trechos, poderá ser determinada pelo Diretor de Prova, com acordo do comissário desportivo em caso de força maior, sem obrigação de reembolso aos participantes pela organização;
14.5 - A qualquer momento poderão ser emitidos adendos complementares que terão a mesma força que o presente regulamento;
14.6 - Casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora, que depois de reunida torna-se autoridade máxima do evento, bastando para tal a presença de 3 (três) de seus membros.

15 - NOMENCLATURA

- ROT: Roteiro. É à distância a ser percorrida em metros. Reiniciada (Zerada) em todos os inícios de trechos. Será fornecida a distância entre as referências e logo abaixo a distância acumulada do trecho;
Obs.: Para aumentar ou diminuir a dificuldade da prova a Comissão Organizadora poderá não indicar a distância de algumas referencias desde que não prejudique a interpretação do roteiro a ser seguido:

- COMANDOS E REFERÊNCIAS: Símbolos com indicação da direção a ser seguida através de seta (tulipas), demonstrando uma referência do local;

- OBSERVAÇÕES: Complemento de referências para auxiliar no entendimento do comando, como uma indicação de grau em relação ao norte a ser seguida, ou suba, desça, cuidado, etc.;

- TRECHO NEUTRALIZADO ou NEUTRO: Trecho com indicação de tempo, onde a equipe deve ficar parada para descanso ou executar uma atividade (Ex. uma ramificação);

- TRECHO de DESLOCAMENTO: Trecho com indicação de tempo sem velocidade média, é fornecido um tempo em minutos para atravessar algum local perigoso, ou cumprir alguma tarefa. Não haverá Posto de Cronometragem em um Trecho de Deslocamento;

- TRECHO DE AFERIÇÃO: Trecho com velocidade média a ser cumprida. É o trecho onde se desenvolve a cronometragem da Prova através dos Postos de Cronometragem;
OESTE AVENTURA - PROMOÇÕES E EVENTOS S/C
AUTOMÓVEL CLUBE DE PRESIDENTE PRUDENTE
Wellington Sassi e Aristeu dos Santos Penalva

 

 

 

 

 

 

OESTE AVENTURA - PRESIDENTE PRUDENTE - SP